Dicas

Saiba o que é SIPAT e qual a sua importância para as empresas

junho 14, 2019
SIPAT
Tempo de leitura 3 min
Powered by Rock Convert

Você sabe o que é SIPAT e de que forma ela pode acontecer para os seus colaboradores? Lembre-se de que cuidar da saúde e da segurança daqueles que trabalham em sua empresa é sua responsabilidade e, portanto, você deve buscar meios de conscientização e orientação nesse sentido.

Nem sempre esses meios representam uma exclusividade das grandes empresas: hoje em dia, companhias de pequeno e médio porte também têm acesso a importantes ferramentas, que visam ao fator humano no ambiente de trabalho.

Se você deseja entender melhor como funciona a SIPAT, acompanhe abaixo o nosso post especial sobre o tema!

Afinal, o que é SIPAT?

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) é um período no qual são realizadas ações preventivas na empresa, que visam evitar a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais. Trata-se de um evento obrigatório para toda empresa que conta com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção Acidentes). 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como ela funciona?

O evento, como o próprio nome já sugere, tem uma semana de duração em dias consecutivos e ocorre dentro do horário de expediente dos colaboradores, uma vez ao ano. Ela pode ocorrer em qualquer época do ano e não é obrigatório que todos os dias sejam preenchidos com palestras, desde que haja ações preventivas durante todo o período de duração.

Quais os objetivos da SIPAT?

A saúde e a segurança no local de trabalho devem ser levadas ao conhecimento de todos os que atuam nele, por essa razão o principal objetivo da SIPAT é disseminar esse conhecimento. Ainda que a empresa conte com todos os requisitos de segurança exigidos para suas máquinas e realize programas de treinamento, seu principal objetivo é reforçá-lo. Para isso, podem ser realizados sorteios, dinâmicas e outras ações que envolvam todos os colaboradores.

Qual a sua importância para as empresas?

Uma empresa que conscientiza seus colaboradores a respeito dos riscos existentes e das formas de evitar acidentes, eleva o nível de cultura de segurança e estará em conformidade com as normas de segurança. Além disso, cuidar dos recursos humanos diminui a taxa de turnover e resulta em equipes mais motivadas e produtivas.

Quais benefícios a SIPAT traz?

Um colaborador deve seguir as normas de segurança da empresa porque tem consciência do quanto elas ajudam a evitar acidentes, e não fazê-lo simplesmente porque “o patrão mandou”. Os EPIs precisam ser usados de maneira adequada, conforme a necessidade para cada função, afim de proteger a integridade física e moral de cada indivíduo.

A SIPAT promove essa conscientização. Ela também torna o ambiente mais harmonioso, estimulando a comunicação entre equipes e a integração entre empregados e empresa.

Como organizar uma SIPAT em sua empresa?

Agora que você já conhece a importância da SIPAT para a sua empresa, pode ser que esteja se perguntando como organizar o evento. Lembre-se de que todas as pessoas, desde a diretoria até o operacional, precisam estar envolvidas no projeto. A partir daí, é necessário determinar os temas abordados, quem ficará responsável pela ação, as tarefas a serem preparadas e as datas em que tudo ocorrerá. Então, um cronograma de planejamento deve ser traçado e seguido. Contar com uma empresa que oferece cursos de segurança é uma mão na roda para ajudar nessa organização.

Entendeu o que é SIPAT e por que você deve realizá-la em sua empresa? Trata-se de uma atitude relativamente simples, mas que fará toda a diferença nos resultados futuros.

Se este post foi útil para você, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros similares!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário