Dicas

Direção preventiva e defensiva: como adotar na sua empresa?

junho 7, 2019
direção preventiva e defensiva
Tempo de leitura 3 min
Powered by Rock Convert

A direção defensiva e preventiva deve ser considerada uma necessidade para empresas que contam com colaboradores atuando expostos aos perigos do trânsito.

Um motorista que recebe esse treinamento se torna apto a detectar possíveis riscos e prevenir a ocorrência de acidentes. É necessário considerar que ele é tão importante quanto os laudos de segurança para a sua empresa.

Se você deseja entender melhor por que deveria oferecer tal treinamento, continue a leitura. Preparamos abaixo um post especial sobre o assunto.

O que é direção defensiva?

Trata-se da habilidade de identificar riscos em situações comuns no trânsito e agir de modo a evitar que elas desencadeiem acidentes.

Focada em atenção e cautela, ela visa auxiliar o motorista no abandono de vícios ao volante (como descansar o pé na embreagem), além de conscientizar sobre os perigos de dirigir quando se está com sono ou sob os efeitos de certos medicamentos, que podem interferir na velocidade dos reflexos. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é direção preventiva?

A direção preventiva é mais focada nos cuidados que o motorista deve tomar ao volante para evitar a ocorrência de acidentes.

No trânsito, estamos o tempo todo expostos a ações inesperadas de outras pessoas e a direção preventiva diz respeito à conduta individual, por exemplo: qual o meu papel no sentido de evitar acidentes?

Ela difere de maneira bem sutil da direção defensiva, que consiste em uma visão mais ampla da prevenção de acidentes, já que tais ações se iniciam antes mesmo que o motorista entre no veículo.

Por que oferecer o treinamento aos seus colaboradores?

Manter uma postura de atenção e cuidado no trânsito, seja preventiva ou defensiva certamente permitirá que acidentes sejam evitados.

Sendo assim, oferecer o treinamento aos seus colaboradores é uma maneira de zelar pela vida e saúde daqueles que se dedicam à sua empresa, além de contribuir, de certa forma, para o bem da sociedade, já que possíveis acidentes também envolveriam outras pessoas.

Para você ter uma ideia, a direção defensiva e preventiva para quem atua no trânsito é tão importante quanto os EPIs para quem trabalha na fábrica, uma vez que esse treinamento contempla os problemas no trânsito, acidentes, hábitos saudáveis, medidas de proteção, importância da manutenção do veículo, segurança ativa e passiva, desempenho e segurança na direção, ergonomia e simulações de frenagens de emergência.

Uma empresa que oferece o treinamento aos seus colaboradores têm ganhos econômicos, por exemplo:

  • economia de combustível;
  • diminuição da ocorrência de sinistros e multas;
  • menor probabilidade de problemas mecânicos com os automóveis.

Também tem ganhos sociais como:

  • melhora da imagem da instituição;
  • aumento da qualidade de vida dos colaboradores.

E, ainda, beneficia o meio ambiente do seguinte modo:

  • com economia de combustível
  • consciência sobre boas condutas no que diz respeito à poluição das vias.

Como fazer para ter acesso ao treinamento?

Uma dúvida muito comum diz respeito aos meios de oferecer o treinamento para seus colaboradores. Existem empresas especializadas em cursos e treinamentos de segurança, dentre os quais a direção defensiva e preventiva podem ser opções.

Hoje em dia, existe até mesmo a opção de treinamentos à distância. Recorrer a uma dessas instituições permite a realização de um treinamento padronizado e eficiente, de modo a fazer com que toda essa teoria se transforme em prática no dia a dia do trânsito.

Como se pode ver, a direção preventiva e defensiva é mais que um diferencial para a sua empresa: trata-se de uma maneira de valorizar a vida e as pessoas de modo geral.

E você, já realizou algum treinamento ou está à procura? Deixe seu comentário abaixo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário