Dicas

Certificado NR 12: quem precisa fazer o curso e por que?

julho 26, 2019
nr 12
Tempo de leitura 5 min
Powered by Rock Convert

Você conhece o certificado NR 12 e a importância desse documento para a sua empresa? É necessário ter em mente que todo certificado relacionado à normas de segurança no trabalho é proveniente de um treinamento realizado com seus colaboradores.

Dessa forma, muito mais que estar em dia com as leis vigentes, trata-se de uma maneira de proteger e cuidar daqueles que se dedicam à sua empresa. A NR 12, por exemplo, trata da segurança no uso de máquinas e equipamentos.

Por isso, todo trabalhador que lida com esses elementos em seu dia a dia (ou ainda esporadicamente) deve buscar uma formação de qualidade, ainda que à distância, colocando em prática, de fato, todos os procedimentos aprendidos para que possam assim, surtir os efeitos esperados.

Se você deseja entender melhor a NR 12 e de que forma ela pode se aplicar à sua empresa, continue lendo. Preparamos um post especial sobre o assunto.

Afinal, o que é a NR 12?

A NR 12 é uma norma que determina medidas preventivas de higiene e segurança, que visam garantir a saúde e integridade de profissionais que lidam com máquinas equipamentos em seu ambiente de trabalho.

Tais questões envolvem desde a instalação do equipamento até a sua operação. Também não se pode negligenciar as manutenções, que funcionam como uma forma de manter a qualidade.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como funciona o treinamento em NR 12?

Todo empregador, que conta com colaboradores que atuam em máquinas e equipamentos, deve oferecer esse treinamento aos seus subordinados.

Estamos falando em um curso onde se aprendem todas as medidas preventivas que devem ser adotadas na rotina de trabalho, de modo a evitar acidentes e, também, o desenvolvimento de doenças provenientes da função desempenhada.

Nele, são abordados desde o projeto seguro de máquinas até uso de EPIs e normas de conduta básicas, capazes de fazer toda a diferença no desempenho, eficiência e segurança de operações.

À quem se destina o treinamento nessa norma?

Todos os profissionais que lidam com máquinas e equipamentos devem fazer o treinamento. Entretanto, no que diz respeito à quem precisa ou não realizá-lo, a resposta pode ser bem mais abrangente do que se imagina.

Isso porque a norma não fala somente de trabalhos em máquinas industriais, mas também engloba trabalhadores como quem atua amaciando bifes ou uma cozinheira, que bate um bolo na batedeira da cozinha industrial, essas pessoas também podem ser considerados operadores de máquinas, por exemplo.

De que forma os profissionais são classificados segundo a NR 12?

Ainda no que diz respeito ao público-alvo do curso, a própria norma traz uma classificação de trabalhadores, que precisa ser entendida. Vamos lá?

Trabalhador ou profissional qualificado

Para ser classificado nesse grupo, é necessário obter um certificado de formação em sua área específica de atuação. Tal documento precisa ser reconhecido pelo sistema oficial de ensino.

Trabalhador ou profissional legalmente habilitado

Além do curso de formação em sua área específica de atuação, esse profissional também precisa ser registrado no conselho de classe competente.

Trabalhador ou profissional capacitado

Nesse caso, ainda que o profissional não seja formado na área de atuação, ele apresenta registro em Carteira de Trabalho, que comprova pelo menos dois anos de experiência na mesma função. Ainda conforme previsto na NR 12, é necessário que o profissional receba curso de reciclagem.

Trabalhador ou profissional autorizado

Esse profissional pode ser qualificado, legalmente habilitado ou capacitado. Seu diferencial é que ele tem um documento de autorização fornecido pelo empregador.

Quem ministra esse treinamento?

Os profissionais que devem ministrar o treinamento em NR 12 também estão descritos na norma. Tratam-se de pessoas que obtiveram uma capacitação para esse fim, e contam com a supervisão de um profissional designado para tal.

O conteúdo, a forma, a carga horária e, até mesmo, a metodologia devem ser pré-determinadas e avaliadas. Esse treinamento tem como objetivo aumentar a segurança dos colaboradores que atuam em máquinas e equipamentos.

Por que obter o certificado em NR 12?

Pode ser que você conheça algum empregador que não oferece o treinamento, ou ainda, que se pergunte se ele realmente é necessário.

Entretanto, além de ser regulamentado por lei, ele também confere algumas vantagens às empresas participantes. Entendê-las fará com que você compreenda por que deveria oferecê-lo.

Estar de acordo com a legislação

Se o treinamento é previsto em lei, oferecê-lo aos seus colaboradores significa que você está em dia nesse quesito. Dessa forma, caso receba uma fiscalização inesperada, esse não será motivo para multas ou advertências.

Além disso, apesar de não ser possível evitar totalmente a ocorrência de um acidente, caso ele venha a acontecer, seus efeitos podem ser minimizados, não havendo agravantes.

Conscientizar e proteger sua equipe

Entre os componentes mais importantes da sua empresa estão, sem dúvidas, os recursos humanos. Por isso, nada melhor que cuidar das pessoas que se dedicam à ajudá-lo a mantê-la ativa e em constante crescimento.

Lembre-se de que conscientizar sua equipe no sentido de evitar acidentes, também é uma forma de cuidar da vida humana e ser grato pela dedicação que recebe dessas pessoas.

Contar com um diferencial de mercado

O cuidado com as pessoas está diretamente relacionado à missão e valores da empresa. Uma instituição que realmente se preocupa com as pessoas e busca oferecer maior qualidade de vida no trabalho, certamente, é vista com outros olhos.

Dessa forma, os treinamentos de segurança também funcionam como um diferencial competitivo para a sua marca.

Aumentar a produtividade

Embora haja quem diga o contrário, colaborador que trabalha feliz e satisfeito, é mais produtivo. Oferecer treinamentos de segurança também funciona como uma forma de motivação. Aqueles que se sentem “cuidados” e valorizados por seus empregadores, normalmente oferecem o seu melhor.

Uma equipe de pessoas satisfeitas e motivadas certamente se destaca por seu desempenho, o que impacta diretamente no crescimento da empresa como um todo.

O certificado NR 12 está longe de ser um item supérfluo: trata-se de algo legalmente determinado, além de ser uma forma de se importar com aqueles que se dedicam à sua empresa. Muito mais que um mero documento, estamos falando de um atestado de que a empresa é consciente e humanizada.

Se você está interessado em oferecer esse treinamento aos seus colaboradores, entre em contato conosco e conheça nossa proposta.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário